• Lucas Rojas

"Se Deus quiser"

“Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".

Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo". Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.” - Tiago 4:13-16


Sem sombra de dúvidas, um dos livros mais práticos da palavra de Deus é a epístola de Tiago. É comumente chamada de “provérbios no novo testamento” pela sua ênfase na praticidade da vida. Os princípios teológicos são apresentados em sua manifestação prática na vida dos cristãos. Tiago estava escrevendo aos judeus recém convertidos ao cristianismo, que estavam passando por perseguições e sofrimentos. Tiago era irmão de Cristo e era um líder muito respeitado na igreja antiga, certamente seus conselhos vindos da parte de Deus foram muito proveitosos para seus contemporâneos e sem dúvidas também são para nós nos dias de hoje.


O trecho indicado acima nos apresenta uma verdade que muitas vezes não consideramos: Cristo precisa ser levado em conta em nossos projetos. Tiago não está criticando o planejamento prévio, Cristo afirma a necessidade de nos planejarmos (Lucas 14). A atitude condenada por Tiago nesse trecho é a arrogância de acharmos que estamos no controle de nossos projetos. Nossa vida é um sopro, e por isso, aos olhos de Deus, nossos projetos também são sopros que são dissipados com o vento. Por isso devemos buscar a verdadeira vontade de Deus para nossos sonhos e objetivos e não a nossa.

O versículo 15 apresenta a versão bíblica para o jargão popular “se Deus quiser”. Temos o hábito de proferirmos essas palavras em nosso dia a dia quase que automaticamente, porém, poucas vezes a proferimos com o coração tranquilo em confiar na vontade de Deus. Somos humanos, manchados pelo pecado, e com isso temos a impressão constante de estarmos fazendo o certo, de que nossos instintos e opiniões são um parâmetro confiável para a execução de nosso planos, isso é pura arrogância e orgulho. A palavra de Deus não corrobora com isso, pelo contrário, somos incentivados a termos plena confiança em Deus e na sua vontade, colocando ELE como centro de nossos objetivos e sabendo que a concretização ou não de nosso projetos não está em nossas mãos e sim, nas de Deus.


Nosso grande desafio é: Devemos pedir para que Deus nos mostre sua vontade, e que ele nos dê MATURIDADE para lidar com ela, seja ela a nossa vontade ou não.

SOBRE NÓS

Nossa igreja é a sua igreja. Existimos para glorificarmos a Deus juntos.

LOCALIZAÇÃO

(13) 3237-1846

 

Av. Sen. Pinheiro Machado, 624

Santos/SP - CEP 11075-002

CONECTE-SE