• Pr. João Urel

O motivo de nossa alegria

"22 Mas o fruto do Espírito é … alegria,…”. Gálatas 5.22


Alguns anos atrás uma amiga me enviou uma música que foi muito importante naquele momento. A música “Even If” do MercyMe expressa um momento de dor e sofrimento que abala inclusive a fé. O autor descreve como se sente derrubado e sem forças diante de tantas derrotas. Essa canção nos lembra que todos nós experimentaremos momentos difíceis que tentam roubar nossa alegria - era exatamente assim que eu me sentia naquele momento quando não entendia tudo que eu estava passando.


A doença de alguém, perder um emprego, um relacionamento quebrado, um problema familiar, decepções na igreja, sonhos frustrados, um patrão complicado, um dia difícil… a lista de coisas que ameaçam nossa alegria pode ser interminável. E quanto à lista do que pode nos trazer alegria? Diante de tantos desafios, como Deus pode esperar de mim ALEGRIA?


É interessante que alegria nas Escrituras tem pouco a ver com o que temos e experimentamos, mas com o conhecimento PROFUNDO que adquirimos de Deus. Tanto que Paulo, um dos autores bíblicos, vai nos lembrar que nossa alegria deve estar no Senhor (cf. Fp 4.4). Podemos então entender alegria, não como um sorriso no rosto, mas como uma disposição do coração, fruto da plena satisfação em Deus. Não é ausência de lutas, mas é um contentamento confiante no cuidado de Deus.


É justamente por isso que essa alegria é parte do fruto do Espírito, pois se trata de algo que só o Senhor pode pôr no coração. Qualquer outra situação que gere alegria não consegue ser duradoura de maneira suficiente para nos satisfazer. Quando somos cheios do Espírito (cf Ef 5.18) nosso contentamento se firma no Senhor de uma maneira que mais nada pode abalar. Nem mesmo os dias mais felizes podem se comparar com a alegria que vem do relacionamento profundo com nosso Criador.


Essa foi a conclusão do autor da música que mencionei no inicio, pois ao conhecer mais de Deus temos a convicção de sua fidelidade, bondade e cuidado sobre nossas vidas. É assim, e somente assim, que podemos ter a verdadeira alegria. Lembre-se: Deus é (e precisa ser) o motivo de nossa alegria. Se ele for, essa alegria não poderá ser roubada nunca.

SOBRE NÓS

Nossa igreja é a sua igreja. Existimos para glorificarmos a Deus juntos.

LOCALIZAÇÃO

(13) 3237-1846

 

Av. Sen. Pinheiro Machado, 624

Santos/SP - CEP 11075-002

CONECTE-SE