top of page

Luz em meio às trevas

“Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” - 1 João 1:5-7


Temos na primeira epístola de João uma grande demonstração de cuidado e afeto do apóstolo em relação às igrejas a quem se dirige, chamando eles inclusive de “filhinhos”. Essa carta pode ser considerada como um manual resumido da doutrina Cristã para as novas igrejas que surgiam. Essas igrejas eram confrontadas por falsos pregadores e hereges que buscavam levar os crentes em Cristo Jesus ao erro e às falsas doutrinas que em nada se assemelhavam as verdades deixadas por Ele. Temos na carta um grande equilíbrio entre a doutrina e a vida prática, não havendo separação entre ambas.


No versículo 5 , João anuncia que a mensagem que ouviram Dele era de que Deus era luz, e nele não havia treva alguma. É fundamental ressaltar este primeiro aspecto do versículo. João deixa claro que a mensagem que estava proferindo aos leitores não era fruto de sua imaginação ou de suas opiniões, ela vinho da próprio Cristo. João ainda nos traz um contraste muito importante entre luz e trevas, afirmando que Deus é a luz, nele não dá trevas e isso deveria também fazer com que nós sejamos luz.


Trevas são os caminhos daqueles que não temem a Deus, esse trecho nos mostra a evolução dinâmica de uma vida espiritual. Como salvos em Cristo, devemos buscar sempre andar na luz, através da nossa santificação, sempre caminhando em direção as verdades apresentadas por Deus em sua palavra, caso contrário, seremos hipócritas e mentirosos aos olhos de Deus. O texto é claro, se andarmos na luz, em santificação assim como Cristo está na luz, temos comunhão mútua e o sangue de Cristo nos purificará de todo pecado.


Aplicando em nosso dia a dia, podemos usar esse versículo para nos lembrarmos que como filhos de Deus e salvos, temos que ser luz em nosso proceder. Não podemos dar espaço para as trevas, nossa busca por santificação deve ser levada a sério. Quem não anda na luz, não tem comunhão com Deus e com seus irmãos. Cabe a todos nós buscarmos conhecer a Deus cada vez mais, para que cada vez mais sejamos parecidos com Ele e como Ele possamos ser luz, e não trevas.

339 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page