top of page

Reconhecendo o mestre

“Filipe foi procurar Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele sobre quem Moisés, na lei, e os profetas escreveram! Seu nome é Jesus de Nazaré, filho de José”. “Nazaré!”, exclamou Natanael. “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” “Venha e veja você mesmo”, respondeu Filipe. Jesus viu Natanael se aproximar e disse: “Aí está um verdadeiro filho de Israel, um homem totalmente íntegro”. “Como o senhor sabe a meu respeito?”, perguntou Natanael. Jesus respondeu: “Vi você sob a figueira antes que Filipe o chamasse”. Então Natanael exclamou: “Rabi, o senhor é o Filho de Deus, o Rei de Israel!”

‭‭João‬ ‭1:45-49‬ ‭NVT‬‬


Essa é uma passagem que muitas vezes passa desapercebida em nossa leitura nas Escrituras. Aqui temos Natanael sendo apresentado ao Senhor Jesus. Ele era um judeu, um verdadeiro israelita como Jesus vai dizer. Isso significa que ele era um judeu sincero, que não vivia uma religiosidade vazia, mas realmente procurava honrar ao Senhor.


Ele tinha uma expectativa sobre o Messias que todo povo aguardava, tanto que ao ser convidado por Filipe desacreditou que o Messias pudesse vir de Nazaré, um lugar simples e desvalorizado.


Quando o encontro acontece Jesus se aproxima de Natanael e fala algo que Natanael percebe que está falando com o Messias. Não podemos especular o que aconteceu na tal figueira, mas sabemos que Natanael reconheceu a Jesus como filho de Deus por conta daquilo. Na sequência da história Jesus ainda vai dizer a Natanael que se ele o seguisse veria feitos ainda mais impressionantes.


Nós também temos expectativas da nossa alma que serão apenas saciadas em Cristo Jesus. Precisamos reconhecer humildemente que aquele homem da pequena Nazaré é o filho de Deus, o nosso Rei e Salvador. Que Jesus não seja apenas alguém que você admira mas também alguém que você deseja seguir como seu mestre e alguém a quem você se submete pois ele é nosso Rei.

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page