top of page

Provérbios 4


Leia Provérbios 4


Provérbios está recheado da palavra sabedoria. Há redundância nas vezes em que a palavra é citada - 2 vezes/capítulo, em média - e na forma aconselhadora em que ela é apresentada - como a revelação de um segredo de vida prático e precioso.


"Adquira sabedoria e aprenda a ter discernimento; não se esqueça de minhas palavras nem se afaste delas." (vs. 5 - NVT)


Nosso discernimento está ligado ao que conhecemos. Discernimento é ter perspicácia, astúcia e sagacidade para fazer as escolhas acertadas. Provérbios nos dá formas práticas de conhecer a Deus, ao mesmo tempo em que nos mostra quanto o coração pode ser enganoso se o nosso discernimento não for alimentado pela sabedoria vinda do Senhor.


Mas o conhecimento e as conclusões precisam ser frutos da nossa própria experiência. Mesmo com grande vivência, Salomão insiste em que a sabedoria seja uma experiência pessoal: "Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão." (v7 NTLH). A seguir, apresenta consequências advindas da aplicação (ou não) da verdadeira sabedoria, até chegar ao versículo 23: "Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida." A descoberta da sabedoria tem uma finalidade: ao guardar o nosso coração do que não é sábio, através do discernimento dado pelo Espírito, somos levados a agradar ao Senhor.


Deus usa esse texto, há muito tempo, para demonstrar a minha responsabilidade em buscar, por experiência própria, formas de lidar com as situações em que meu coração teima em seguir as minhas escolhas. Algumas "estratégias" são:

  1. De tempos em tempos, pergunto aos meus filhos se tenho apontado Jesus para eles. A resposta varia bastante, considerando a faixa etária de cada um. O que não varia é perceber, através da resposta deles, o quanto ainda preciso evoluir na sabedoria que aponta para Cristo;

  2. Cantar uma música baseada no verso 23, e sentir o Espírito acalmar o coração e dar discernimento de como prosseguir.

Oração: “Senhor, agradeço porque o teu santo Espírito completa em mim, por misericórdia, a sabedoria que preciso alcançar para fazer as escolhas certas e agradar o teu coração.”


112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page