top of page

Provérbios 31.30


ATENÇÃO: HOMENS, ESSA DEVOCIONAL TAMBÉM É PARA VOCÊS!


Provérbios 31 foi escrita pelo rei Lemuel, que discorre sobre o que sua mãe lhe ensinou sobre a verdadeira sabedoria que vem ao temer nosso Deus e que resultaria em glória para Ele.


Você deve ter escutado sobre mulher virtuosa de provérbios 31 a partir do versículo 10, ela é representação da verdadeira sabedoria que aparece em todo o livro de provérbios. Por isso é exemplar em seus feitos. Suas virtudes são expressas em tudo que faz (leia PV. 31.10-27) e diante disso, as pessoas em sua volta a elogiam por sua excelência (Leia Pv.31.28-31).


Mas nosso desafio não é imitar sua habilidade, generosidade, cuidado para com o próximo, ou até mesmo fazer com a motivação de receber elogios.


O real motivo e desafio, na verdade, é imitar e nos encorajar a olhar o porquê ela age assim!


Ela era sábia, pois temia ao Senhor. E temê-lo consequentemente é ter a motivação correta sobre a vida e ser excelente nas demandas diárias, não querendo mostrar os próprios feitos, pois nada bom há no ser humano pecador, muito menos receber mérito por fazer algo com excelência.


Temer a Deus é agradar a Ele com sua vida, onde as pessoas possam ver a devoção e contemplação em Deus no dia a dia. Tolice é focar nos elogios, nas coisas terrenas e passageiras, como o versículo tema diz que “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira”, faz perder o foco de quem Deus é, qual o propósito do ser humano, e de viver a verdadeira sabedoria, quem vem em temê-lo (Pv.1.7).


Em Cristo temos o privilégio e a oportunidade de sermos homens e mulheres tementes a Deus, de ter vidas que as pessoas vejam Cristo. Não busque elogios em dinheiro, feitos, status, família, amigos, corpo, habilidades, diplomas e afins, busque temer a Deus e viver uma vida sábia diante desse temor, com seu coração inclinado para viver uma vida na perspectiva da graça dele e quando receber esse elogio referente a uma vida sábia no temor de Deus, dêem glória por terem recebido esse presente de mostrar Cristo em sua vida e que pessoas possam ser impactadas.


Oração: “Deus, muito obrigado por sua Palavra, que nos ensina constantemente. Louvo a Ti pela salvação em Cristo Jesus que nos dá o privilégio de viver uma vida sábia e cheia de temor. Que eu busque sabedoria em Ti sempre e não no que o mundo oferece.

Me ajude a olhar para o meu dia a dia e demonstrar com a motivação correta do meu coração a Sua graça através da minha vida. Que os elogios recebidos possam me lembrar que não é mérito nenhum meu e sim do teu amor para com minha vida Amém.”


3.952 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page