top of page

Provérbios 21.21

Atualizado: 30 de nov. de 2021


O que você busca para a sua vida? Não é incomum ouvir alguém dizer que está buscando seguir uma carreira em algum campo de atuação. Quando ouvimos alguém dizer isso, sabemos que eles estão investindo todas as suas forças, suas energias, e o seu tempo, no estudo e na preparação para essa carreira. Significa que eles têm um objetivo pela frente e esse objetivo é o que os orienta em grande parte do tempo e do investimento que fazem. Mas você já parou para se perguntar “o que você está buscando quando se trata de coisas espirituais?"


Deus nos mostra que há duas coisas que valem muito a pena buscar, quando se trata de assuntos espirituais. Essas duas coisas são: Justiça e Lealdade.


Mas o que significa buscar essas duas coisas? Os significados dessas duas coisas nos mostram as recompensas que Deus concede àqueles que as buscam, e a razão pela qual essa busca é extremamente sábia.


Quando Deus diz para perseguir essas coisas, Ele usa a palavra "RADAPH". Esta palavra significa perseguir ou seguir de perto com grande esforço e energia. A ideia é que não se deve apenas se buscar, mas perseguir essas coisas, não nos contentando com uma vida sem retidão e sem lealdade. Justiça e Lealdade são coisas que devemos buscar em nossas vidas totalmente comprometidos. Essa busca não é algo opcional ou casual que fazemos durante algum momento da nossa vida, mas precisa ser intencional como um objetivo de vida.


Buscar a Justiça (em hebraico é "TSEDEQUAH"). Esta palavra significa retidão. Mas quando aplicada à maneira como vivemos nossas vidas, ela fala de retidão moral, de um desejo de que nossas vidas estejam à altura de um padrão certo e bom, que é encontrado em Deus e em Sua Palavra. Fala de viver uma vida de justiça, e como nós nos relacionamos uns com os outros, e especialmente como nós nos relacionamos com os pobres e os desafortunados. Essa palavra se refere a um padrão moral que não é estabelecido de acordo com o mundo e as culturas. O padrão moral que precisamos viver é somente encontrado na Palavra de Deus. No entanto, a justiça que buscamos não é por lei. As Escrituras que falam desta justiça dizem que nós a obtemos pela fé. Não é um conjunto de regras, mas é uma pessoa – o nosso Senhor Jesus Cristo.


Também devemos buscar a Lealdade (em hebraico é "CHESED"). Essa palavra significa mais do que apenas lealdade. Esta é a palavra que mais se relaciona com a palavra “graça” no Novo Testamento. É a palavra usada para descrever o amor e o compromisso de Deus para com o Seu povo. Também é facilmente traduzido como "amor da aliança". O apóstolo Pedro nos diz para crescermos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. O que devemos buscar na vida é a graça de Deus. Vivemos pela graça, e caminhamos pela graça. Ao buscar a graça, estamos buscando Aquele que está em busca de nós; Jesus o nosso Salvador.


O que encontraremos quando nos entregarmos a essa busca? Somos informados de três coisas;


A primeira é que receberemos vida. "CHAYIM" é a palavra hebraica no texto que significa vida. Tornamo-nos vivos quando buscamos a Justiça e a Lealdade. De acordo com o Novo Testamento, quando buscamos a Cristo, que é a fonte de toda a vida, e quem é a própria vida, nós recebemos a vida eterna. Em Cristo, podemos ter uma qualidade de vida que só pode ser recebida do próprio Deus.

Em segundo lugar em nosso conjunto de três bênçãos está a "justiça". Esta é a mesma palavra que foi usada anteriormente. Significa simplesmente que ao buscar a justiça, recebemos a justiça como um presente pela fé em Jesus Cristo. Ficamos surpresos ao saber que quando somos justificados por meio de Cristo, somos transformados para refletir a Justiça de Cristo em todos os nossos caminhos.


O terceiro nesta lista de benefícios gloriosos é a honra. "KAVOD" que é a palavra hebraica para glória. Quando buscamos as coisas certas, visando a glória de Deus, recebemos como fruto disso, a glória de Sua obra em nossos corações. Que presente glorioso é esse, receber a glória da salvação, a glória da retidão, a glória de estar em paz com Deus, a glória de Sua maravilhosa transformação em nossas vidas. E essas bênçãos são nossas quando buscamos Aquele que em Sua misericórdia nos busca pela Sua graça.


Quer saber o que buscar para a sua vida? Busque a Deus! Essa é a resposta definitiva quando tudo estiver dito e feito como esse provérbio que estudamos. É sábio buscar a Deus. Esta é a busca da vida, é a nossa recompensa final! Busquem ao Senhor queridos irmãos, e vocês serão encontrados por sua Justiça e sua Lealdade!


862 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page