Provérbios 19.21


O livro de provérbios, escrito por Salomão, tem por objetivo nos instruir a viver uma vida guiada pela sabedoria (Pv. 1.2). Em Provérbios 19:21, ao contrastar a fragilidade de nossos planos com o propósito soberano de Deus, Salomão lembra-nos acerca daquele que de fato governa o mundo.


Neste momento da leitura, pare um pouquinho, volte ao final de 2019 e pense sobre tudo aquilo que que havia planejado para o ano de 2020. É bem provável que venha a sua memória algum projeto que possa ter sido deixado de lado por conta da pandemia. Em 2020, a disseminação do coronavírus expôs a fragilidade do mundo em que vivemos. Pequenos planos que fazíamos como ir ao trabalho, à escola ou ainda nos reunirmos como igreja tiveram que ser abortados. Alguns fundamentos aparentemente inabaláveis que, na visão de muitos, garantiam o funcionamento da sociedade foram abalados. De repente, começamos a ficar preocupados e entristecidos com a enfermidade que nos rodeava. O mundo parou e nossa esperança cessou. Será?


A resposta é não. Em situações como essa, devemos confiar no que afirmou Salomão: “O que prevalece é o propósito do Senhor”. Temos a convicção de que nada saiu do controle de Deus. Não vale a pena ficarmos desesperados, precisamos aceitar nossas limitações e depositar nossa esperança no propósito eterno de Deus. Em dias difíceis, precisamos lembrar que Deus tem um plano fantástico para uma nova criação, um propósito que prevalecerá, onde Ele “enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap 21.4).


Oração: “Senhor, me ajude a não confiar em meus próprios planos, mas sim depositar toda a minha esperança em teu propósito eterno e na tua boa, perfeita e agradável vontade que prevalecerá”.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo