• Pr. João Urel

Jesus - O Supremo reconciliador

Esse trecho é importante para mostrar a supremacia de Cristo sobre todas as coisas, no céu, na terra e para a nossa salvação. Aqui Paulo vai mostrar como a reconciliação que ansiamos (e precisamos) encontra-se em Cristo. Por isso precisamos conhecer quem Ele é e o que Ele fez.


Jesus não era apenas uma representação de Deus, mas é o próprio Deus em essência, sua natureza divina foi perfeitamente manifestada. O Deus invisível se tornou visível na pessoa de Cristo. Ele é a origem de todo o universo: as coisas do céus, as coisas da terra, os tronos, reinos, governantes, autoridades (do mundo visível e invisível).


Lembre que para aqueles leitores o imperador era a autoridade. Dizer que Cristo era soberano era contra cultural, mas era a verdade (e continua sendo). Tudo, os governantes terrenos e as autoridades espirituais (tão valorizadas pela cultura) estão debaixo da autoridade do Senhor do Universo. E se ele está no trono mais alto do universo, e tememos a Ele, não há porque temer mais nada! Não importa qual trono você consiga ver agora, quem parece estar no comando, tem alguém que está no trono do universo, muito mais poderoso do que qualquer autoridade que você consegue perceber. Não é um consolo saber que nossa vida é dominada pelo governador da história? NÃO É UM CONSOLO SABER QUE SUA VIDA NÃO DEPENDE MAIS DE VOCÊ?


O propósito último com a vinda de Cristo era “reconciliar com Deus todas as coisas” e a Cruz foi o que tornou essa reconciliação possível. Isso possibilitou a paz com Deus que tanto precisamos. Não apenas uma ausência de guerra mas a possiblidade de um relacionamento! O RESULTADO dessa obra é que fomos considerados por Deus SANTOS, SEM CULPA E LIVRES DE QUALQUER ACUSAÇÃO.


Nos v.23,24 temos a seguinte afirmação - 23 É preciso, porém, que continuem a crer nessa verdade e nela permaneçam firmes. Não se afastem da esperança que receberam quando ouviram as boas-novas, que foram anunciadas em todo o mundo e que eu, Paulo, fui designado servo para proclamar.”


Não quer dizer que nossa fé e esperança SÃO a base para a reconciliação mas que a realidade da nossa reconciliação já efetuada por Cristo PODE SER DESFRUTADA por aqueles que creem. CREIA E CONTINUE CRENDO - não se afaste, submeta-se ao ensino constante da palavra de Deus. É assim que você vai crescer e entender o que você ainda não entende. É assim pra mim também. Persevere ouvindo a palavra de Deus, aprenda a lidar com as suas dúvidas, com dificuldades, mas persevere porque a palavra faz efeito.


O que Jesus fez e o que ele é tornou possível nossa reconciliação com Deus. O fato de Jesus ser quem ele é e fazer o que ele fez é o que torna possível ele nos reconciliar com Deus.

2 visualizações
SOBRE NÓS

Nossa igreja é a sua igreja. Existimos para glorificarmos a Deus juntos.

LOCALIZAÇÃO

(13) 3237-1846

 

Av. Sen. Pinheiro Machado, 624

Santos/SP - CEP 11075-002

CONECTE-SE