top of page

Fé ou ofensa

Leia Mateus 15: 22 – 28


Esse trecho do Evangelho de Mateus, conta sobre uma mulher Cananéia, que seguia atrás de Jesus, gritando por ajuda para sua filha, que estava endemoniada. Mas Jesus não lhe deu resposta alguma. Os discípulos chegam a pedir à Jesus que a mande embora. Aos discípulos, Ele diz que tem uma missão e que tinha vindo para os que estavam perdidos. Mas a mulher Cananéia insiste e O adora, ajoelhando-se aos seus pés, mesmo depois de ser ignorada. Jesus então responde com o seguinte argumento: “...Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-los aos cães”. Porém, ela responde: ...”sim Senhor, mas até os cães comem das migalhas que caem da mesa de seus donos”. Tamanha fé, impressionou Jesus que respondeu para a mulher: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E imediatamente sua filha foi curada.


Ao meditar nessa palavra, me senti encorajada a não guardar ressentimentos, a não me deixar levar por qualquer ofensa que me seja feita. Não, não, não é fácil. Mas ao olhar para a atitude dessa mulher Cananéia, que poderia talvez ter se sentido rejeitada por Jesus não lhe responder, ou se sentir ofendida ao ser comparada com cães. Ela superou a ofensa exercendo sua fé.


A fé exercida, nos ajuda a não sermos melindrosos diante de ofensas e a olharmos muito além delas. As vezes nos ofendemos por tão pouco não é mesmo? Tenho visto muitas pessoas cristãs até, magoadas, ressentidas, enraivecidas por causa de ofensas. Tem até algumas, que ficam tempos e tempos sem falar com as outras, por causa de ofensas.


Penso que isso acontece por causa dos padrões que adotamos. Os padrões terrenos, dizem: “se fulano falar uma pra mim, eu respondo duas” ou, “ ah... se for comigo, nunca mais olho na cara” ou ainda, “eu não levo desaforo pra casa” e por aí vai. Ah meus queridos, estamos muito aderentes a esses padrões. É preciso deixar que o Espírito Santo de Deus impermeabilize nossos corações, para exercermos nossa fé com confiança, esperança, ousadia e sabedoria.


Que o Deus nos abençoe

No amor de Cristo.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page