top of page

Bilhetes pela casa

Leia: 1 Pedro 1: 13-22


Na minha infância, costumava viajar para o interior, passar as férias escolares na “casa da colina” do meu avô. Lá, desde bem pequena, lembro-me de ver bilhetinhos espalhados por toda a casa: dentro dos armários, ao lado da cama, debaixo da pia do banheiro, perto de cada tomada e em muitos outros lugares. Sem saber ler, imagina ser “coisa de adulto”. Alguns anos depois – já sabendo ler e escrever – retornei para a “casa da colina”. Na estrada, eu ansiava para que chegássemos logo, pois queria ler cada um dos bilhetes!


Entrei correndo e fui direto para o que mais me dava curiosidade: o do banheiro! Sentei-me no vaso – pois era de onde se podia vê-lo - e li: “Não se esqueça da descarga”. O bilhete no armário de potes, dizia: “Quando terminar de usar, vede bem os potes de biscoito”. Ao lado da geladeira: “Certifique-se de que a porta está bem fechada”... e por aí vai.

Tudo o que senti foi frustração, pois todos os bilhetes traziam mensagens óbvias, e eu esperava muito mais do que frases que eu já sabia que deviam ser seguidas. Eram coisas que todo mundo já sabia.


Abismada, perguntei ao meu avô o porquê da necessidade daqueles bilhetes, e ele gentilmente me respondeu, dizendo que “Os bilhetes serviam para nos ajudar a não esquecermos do essencial. Pois até nas coisas mais simples, nós erramos sempre”.


Assim como essas orientações dos bilhetes, tendemos a encontrar nas exortações bíblicas questões que, embora já saibamos, continuamos nos esquecendo dia pós dia. A palavra de Deus nos ensina a lutarmos contra nossa natureza pecaminosa à luz da graça transformadora do nosso Deus. Pedro em sua carta, nos exorta a vivermos uma vida santa, e nos diz coisas que podem até nos parecer óbvias, mas que por vezes nos esquecemos: Tende autocontrole (1Pedro 1:13) , andai com temor (1:17), deixem a maldade, engano, fingimento, inveja e difamação (2:1) e sedes SANTOS (1: 16).

O fato de serem conselhos que já conhecemos, não os tornam mais fáceis de seguir. Por vezes nos esquecemos, e passamos a viver no automático.


Que consigamos permitir que Deus nos ajude a sermos cada dia mais parecidos com Ele, em cada detalhe do nosso cotidiano. Que sua misericórdia renovada a cada manhã, seja como os bilhetes que nos lembram do que é essencial. Que Deus nos abençoe!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page