top of page

A Soberba precede a ruína

O livro de Obadias contém uma profecia contra a cidade de Edom. A nação de Edom tinha se rebelado contra Israel, o povo de Deus. As duas nações deveriam render glórias ao Senhor, mas existiam conflitos desde os iniciadores das duas nações, Jacó e Esaú.


A cidade era estrategicamente muito bem localizada. A região era montanhosa, tendo muitos desfiladeiros, rochedos íngremes, penhascos e cavernas. As montanhas chegavam a estar a 1.700 metros acima do nível do mar. Era uma verdadeira fortaleza natural, tornando o acesso até a cidade muito precário.


Os edomitas tinham, de fato, muita segurança, mas isso fez com que seus corações se tornassem orgulhosos, afinal, ninguém conseguia se infiltrar na cidade fazendo com que prosperassem.


"O orgulho que procede do teu coração te enganou, tu que habitas nas fendas do rochedo, na tua elevada tribo, e dizes no teu interior: Quem na terra me trará para baixo? Se te colocares nas alturas como águia, e se entre as estrelas colocares teu ninho; de lá será trazido para baixo, declara o Senhor!" (Obadias 1:3-4)


"Quem na terra me trará para baixo?" era o que eles se questionavam de forma orgulhosa. É interessante porque da mesma forma que eles perguntam, é como Deus os responde. A soberba deles é expressa gramaticalmente com uma ênfase que revela a causa deles terem dito isso. E mais interessante ainda é que Deus utiliza essa mesma ênfase para dizer que "de lá será trazido para baixo". O que vemos nesse jogo gramatical, é que o próprio orgulho dos edomitas os traria para baixo, os derrubaria.


E fazendo a ponte para os dias de hoje, eu penso: é claro que eu não me orgulho com a geografia do local onde eu moro; é claro que eu não deposito a minha confiança em morar estrategicamente em altas montanhas. Mas será que eu ou você temos confiado em outras coisas senão na graça e no poder de Deus? Será que a nossa esperança está no quanto conseguimos nos assegurar e viver tranquilamente aqui na terra? Será que o nosso orgulho nos cega a um ponto de fazer com que achemos que somos autônomos e conseguimos viver sem o temor devido a Deus?


Seu trabalho, as vezes concursado, tem sido seu refúgio? Seu casamento ou relacionamento tem sido o único motivo do seu contentamento? Qualquer esforço seu ou conquista tem sido o seu mais precioso tesouro? As vezes, nos orgulhamos até em coisas bobas, como a quantidade de curtidas que recebemos por uma postagem.


Concluo com tudo isso que não posso usar meu coração para ser o norte da minha vida, porque uma hora ou outra ele vai me enganar, e ele vai te enganar também.


O homem mais sábio da face da Terra, Salomão, disse algo que eu espero que ressoe nas nossas vidas:


"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda." Pv 16:18


Da mesma forma que você se firma na sua soberba, da mesma forma você será derrubado. Deposite sua confiança somente em Deus, porque Ele é o único que não falha.

224 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page