top of page

Fake News

Falsas notícias. Depois da morte da vereadora Marielle, muito se disse sobre falsas notícias. Inventaram muitas coisas. Nem quero aqui correr o risco de repetir as invencionices, já que, em decorrência da personalidade famosa, ameaças de processos estão pipocando por todo o Brasil.

Mas, não é de hoje que somos alvos, portadores e propagadores de notícias falsas. Volte e meia recebo nas redes sociais pedidos de ajuda falsos, notícias falsas, informações que já foram esclarecidas há muito tempo, mas que insistem em voltar, às vezes pelas mesmas pessoas.

Já recebi foto de pessoas que supostamente haviam sido sequestradas e que na verdade era uma brincadeira de amigos. Já recebi noticia falsa de doação de leite especial, com telefone do suposto doador e tudo e quando ligamos para conferir o suposto doador disse que há cinco anos ele recebia esse tipo de ligação. Isso apenas para exemplificar.

Primeiro, o que precisamos considerar são os riscos legais da questão. Muitas notícias falsas constituem se em difamações e isso é crime previsto em lei. Cuidado com isso.

Segundo, criar ou simplesmente repassar notícias falsas é pecado. Você pode prejudicar uma pessoa e leva la a circunstâncias terríveis.

Quero citar alguns versículos bíblicos para nortear nossas atitudes:

O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos. (Provérbios 16:28).

Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. (Mateus 12:36)

Portanto, antes de sair por aí repetindo notícias falsas, averigue as informações e seja sempre preocupado em preservar a verdade.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page