top of page

MIMIMI


É a expressão do momento. "Mimimi" é usado de maneira irônica ou simplesmente brincadeira, numa alusão aos que se melindram com alguma palavra dita ou atitude cometida.

Não quero focar simplesmente nessa expressão, mas gostaria de trabalhar um pouquinho nossas falas e expressões à luz das escrituras.

Comecemos pela clássica "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe..." (Efésios 4.29). Palavra torpe é palavra torta. A maneira de medirmos o quanto a nossa palavra é torta é exatamente o quanto ela vai edificar a quem ouve. Não edifica? Então, não fale.

"Palavras temperadas com sal" (Colossenses 4.6). Você gosta de comida insossa? Claro que não. Então, meça bem suas palavras para que ao "paladar" de quem ouve não venha a sua palavra ser deglutida como "sem sal". Sem sal significa o mesmo que sem graça, dura de ser assimilada,

sem amor.

"Falando entre vós com Salmos, hinos e cânticos espirituais" (Efésios 5.18-21). Ao invés de embriaguez, a sobriedade precisa ser sentida nas palavras. Esta tal sobriedade será sentida pela maneira espiritual como nossas palavras são proferidas. O Cristão não é cidadão da terra. Ele está na terra por um pouco de tempo. Mas, verdadeiramente ele é dos céus. Isso significa dizer que nossa linguagem é espiritual. Sei que muitos têm problemas com isso. Não estou falando de expressões evangélicas. Estou falando de palavras que brotam de um coração convertido à Cristo, frutos de uma mente dominada pelo Espírito, onde a carne não mais domina, mas, o Espírito se torna tudo.

Portanto, "chega de mimimi", vamos tomar cuidado com a maneira que falamos, vamos "calibrar" bem as palavras, pensar antes, engolir as palavras que não precisam ser faladas, até por que não vão edificar.

"Quem realmente detém o conhecimento é comedido no falar, e quem possui o entendimento demonstra alma tranquila. Até mesmo o tolo passará por sábio, se conservar sua boca fechada; e, se dominar a língua, parecerá até que tem grande inteligência". (Provérbios 17.27,28).

Do seu pastor, Sidney Roberto.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page