top of page

Baleia Azul


O mundo tem se acostumado a ouvir tragédias anunciadas. Mas, confesso que essa da "Baleia Azul" mexeu um pouco mais com os meus sentimentos.

Trata-se de um jogo/desafio, propagado de maneira virtual, PELAS REDES SOCIAIS, entre adolescentes, principalmente. Teve o seu início dois anos atrás, na Rússia. Já chegou ao Brasil e fez vítimas.

O jogo constitui-se em 50 tarefas, ou ordens, dadas por DESCONHECIDOS a adolescentes. Essas tarefas são dadas diariamente via WhatsApp, facebook, SMS e mais alguns outros aplicativos. Inicialmente são tarefas simples, como desenhar uma baleia num papel. Depois algumas tarefas exigem uma automutilação, como cortas os lábios, furar a palma da mão ou desenhar (com lâmina) no braço ou perna o desenho de uma baleia. A última ordem é o suicídio.

Li o relato de uma mãe EVANGÉLICA essa semana, sobre o tal "jogo". Sua filha adolescente acabara de tentar o suicídio. A mãe largou o emprego e passou a vigiar a filha VINTE E QUATRO HORAS POR DIA.

Relatos de mãe e filha são chocantes. A menina de 15 anos buscou no jogo "preencher um vazio". Criada num ambiente evangélico, viu no "Baleia Azul" uma falsa esperança. No seu testemunho, ela disse: "Quem tiver com vontade de entrar no Baleia Azul, não faça isso. Só vai te causar coisas ruins. Em vez de parar sua tristeza, só vai aumentar. E vai acumular, e vai acumular... E quando você vê, já vai estar vazio por dentro e por fora".

Fiquei pensativo no que tenho favorecido meus filhos, no que a igreja tem ofertado a seus jovens e adolescentes (inclua as crianças também).

Vazio se preenche com Jesus Cristo, via palavra de Deus, muito acompanhamento, muito pastoreio (PRINCIPALMENTE DOS PAIS), muita conversa.

O que preenche o vazio do indivíduo é a prioridade certa, as "coisas espirituais", "do alto", tesouros "onde a traça e ferrugem (não) corroem". Precisamos investir na espiritualidade de nossos filhos, tenham eles a idade que for. Uma criança perdida, talvez seja um adulto perdido. Um adolescente ou jovem com o pé no mundo, talvez seja um adolescente ou jovem com o pé no inferno.

Às vezes nos vemos dando aos nossos filhos o que eles pensam precisar (presentes, liberdade, balada). Essa conta vai custar caro.

Não quero alardear. Prefiro ALERTAR. O tempo de você investir no seu filho é agora. O tempo de a igreja investir nas crianças, adolescentes e jovens é agora.

Chega de "vazios". Que o Espirito encha a cada um de nós, de tal maneira que ninguém se veja envolvido em absurdos como "A Baleia Azul".

Do seu pastor, Sidney Roberto.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page