top of page

Até o último homem


Se você não tem estômago forte, não vá ver este filme. As cenas são muito reais. Mas, vale muito à pena. O filme é baseado em fatos reais. Conta a história de um rapaz, Desmond T. Doss, adventista, que durante a segunda guerra se alista, porém, sem o compromisso de pegar em arma. Ponto. Prometo não contar o filme.

O tal rapaz sofre na pele, durante o treinamento, o fato de não ter pego em armas. É agredido, motivo de chacota e quase expulso do exército. Tudo isso porque manteve se fiel aos princípios que ele cria.

É sobre princípios que quero falar. Todos nós temos princípios, por mais que o homem pós moderno, ao afirmar que não existem mais regras que sirvam para todos, tente nos dissuadir desta verdade. Você tem os seus princípios, os seus valores. Muitos dizer ter herdado isso do "berço", afirmando que forem educados de uma tal maneira que não podem deixar de fazer ou cumprir aquilo que sempre aprenderam como certo. Quando afirmamos que somos crentes em Cristo Jesus, da mesma forma herdamos valores, princípios que excedem tudo o que já temos como tal. Com isso, quero dizer que a Bíblia se torna o nosso maior valor. É o nosso manual (o único) de conduta, de regras, de fé e prática. Como bem afirmou o salmista, a Bíblia é "Lâmpada para os nossos pés e luz para o caminhar" (Salmo 119:105).

A Bíblia é mais do que um livro de princípios. É um verdadeiro sinalizador da vontade de Deus. Se você quer descobrir como viver para agradar a Deus, na bíblia você encontrará. Jamais entenda isso como uma tarefa impossível. Pelo contrário, a Bíblia é uma revelação de Deus em forma humana, ou seja, revelada para que o homem entenda. E se o homem é capaz de entende la, por mais que julgue impossível cumpri la, ela é totalmente aplicável. Poderíamos também afirmar que a Bíblia possui respostas, direcionamentos para todas as intempéries do nosso viver. Vejam o que diz a Bíblia em 2 Timóteo 3:16: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;". Não há nada que se refira a nós que a Bíblia já não preveja, explique, exorte e oriente, Por isso, é importante, também, atentarmos ao que o salmista sinalizou no Salmo 119:11: "Escondi a tua palavra em meu coração para eu não pecar contra Ti". Esconda a palavra no seu coração. Guarde a, use a. Fala dela o seu livro de regras, o único. Não há maior valor do que a palavra de Deus para o seu caminhar. Já no final do filme, um colega de farda afirmou diante de tamanha fidelidade demonstrada por Desmond aos seus princípios: "se você crê em algo, isso é muito sério". Tome isso para você. Seja sério nos seus princípios.

Do seu pastor, Sidney Roberto.

460 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page