top of page

Provérbios 23


Este provérbio cita diversas coisas que devemos ou que não devemos fazer.

Coisas que não devemos fazer, veremos alguns versículos:


Vs.4 - Não esgote suas forças tentando ficar rico elas criam asas e voam como águias pelo céu.

O dinheiro é muito importante para as nossas vidas, nossa sobrevivência. Porém não deve ser a principal preocupação. “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”. (Mt. 6.33). Quando o nosso foco principal é o dinheiro ou outra coisa, Deus vai ficar em segundo plano, prejudicando a nossa comunhão com ele.


Vs.9 - Não vale a pena conversar com o tolo, pois ele despreza a sabedoria do que você fala.

Não gaste tempo com o tolo. Ele é teimoso, não vai te ouvir. Deixa ele tomar a sua decisão própria, pois ele sempre acha que está certo. Quando cai no abismo, vem novamente pedir socorro.


Vs. 10/11 – Não remova os marcos antigos de propriedade nem invada a terra dos órfãos, pois aquele que defende os direitos deles é forte.

Devemos utilizar somente aquilo que nos pertence, aquilo a que temos direito. Nunca devemos ultrapassar os limites a nós estabelecidos, enganando o nosso próximo. O nosso limite termina onde começa o limite do nosso próximo. Isso se aplica em todas as áreas da nossa vida. Devemos ser honestos e nos apropriarmos somente daquilo que nos pertence.

Os marcos antigos, não devem ser modificados.


Vs. 13 – Não evite disciplinar a criança.

Disciplina é obediência às regras, aos superiores, aos regulamentos.

Devemos ensinar nossas crianças desde pequenas o que é certo e o que é errado, conforme os padrões divinos. Impor limites, horários, obrigações, respeito, mesmo que eles não gostem, ou que fiquem revoltados. A criança na fase de crescimento absorve tudo o que está em sua volta, coisas boas e ruins. Daí a necessidade da correção.

Correção sem violência, ou agressão física. Um castigo ou o cantinho da disciplina produz o mesmo efeito.


Vs. 20 – Não ande com os que se encharcam de vinho nem com os que se empanturram de carne.


Vs. 29 – De quem são os tais, os pesares?

Quantos lares destruídos! Quando para o efeito você diz: Quero mais. Fuja! A pessoa não sabe o que está fazendo. Perde a razão de ser.


Entre as que devemos fazer, cito dois versículos:

Vs.22 – Ouça seu pai que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer.


Nossos pais querem o melhor para nós. Muitos filhos se dão mal, porque não os obedecem. Temos também que zelar por eles quando envelhecerem.

Quantos pais sofrem as consequências da desobediência dos seus filhos!


Vs.26 – Dá-me filho meu o teu coração.


Deus é o único que pode te fazer feliz. Observe seus caminhos, faça o que é certo aos olhos do nosso criador. Nossos pensamentos devem habitar Nele. Não devemos dividi-lo entre Ele e o mundo. Ele quer todo o teu coração. (“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças”. Deut. 6:5).

746 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page