Explicação dos textos:
Todo o capítulo 29 de Provérbios fala sobre dois grupos de pessoas: 1) pessoas boas: ou seja, os justos, aqueles que atendem ao convite da sabedoria e a ama; 2) pessoas más: ou seja, os perversos, aquele que mesmo depois de repreendidos, continuam sob a influência do pecado.
Aplicação dos textos:
vs.1 - Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído sem que haja remédio. Então é bom refletir com o Espírito sobre sua conduta, sobre o que é certo e o que é errado.
vs.2 - Quando os justos florescem, o povo se alegra quando os ímpios governam o povo geme. Em outras palavras: quando os homens honestos governam o povo se alegra, mas quando os maus dominam, o povo reclama.
vs.3 - o homem que ama a sabedoria dá alegria a seu pai mas quem anda com prostitutas dá fim a sua fortuna. Para ser mais claro: o filho que ama a sabedoria é o orgulho do seu pai, quem anda com prostitutas desperdiça tudo o que tem.
vs.4 - O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao pai, mas o que gosta de subornos o leva à ruína. Para ser mais claro: quando o governo é justo, o país tem segurança mas quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça.
Oração: “Obrigado senhor pela sabedoria que destes ao sábio e assim ele pôde nos transmitir palavras de advertência quanto a absorvermos toda a sabedoria necessária para não nos deixarmos levar pela influência do pecado em todo o nosso viver diário. Ajuda nos Senhor a compreender e a colocar em prática todos esses ensinamentos. Amém.”
Comments