Provérbios 20


A PREGUIÇA NÃO AGRADA A DEUS!


“O preguiçoso não ara a terra na estação própria; mas na época da colheita procura, e não acha nada. (Provérbios 20:4). Não ame o sono, ou você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra. (Provérbios 20:13) A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos (Provérbios 20.29)”.


Em Provérbios capítulo 20, Salomão com muita sabedoria, nos alerta sobre os males da preguiça. O texto nos alerta não apenas da negligência ao trabalho, mas também em não cumprirmos nossas responsabilidades no devido tempo. Como é descrito em Eclesiastes 3, para tudo há uma ocasião e um tempo para cada propósito debaixo do céu. O homem sábio sabe discernir a hora de plantar e não deixar de cumprir o que é devido.


O preguiçoso na estação correta não plantou e embora sabendo o que havia feito, ironicamente não deixa de procurar por frutos no tempo da colheita. Muito similar a alguém que não se prepara para uma prova e espera ter tido uma boa nota. Contando com a sorte. Você já se encontrou assim?


Igualmente quem ama o sono, dorme em tempos de se estar acordado! Quantas oportunidades deixará de realizar. O resultado será inevitável, a falta de alimento e recursos como aponta o texto e pode também ser expandido para todas as áreas da nossa vida.


Contar com a provisão de Deus, não quer dizer deixar de plantar, se preparar ou trabalhar duro em algo. Confiar na provisão de Deus vai muito além, sendo muito diferente de contar com a sorte.


O trabalho é uma benção de Deus e devemos realizá-lo com zelo, para glória de Deus. O trabalho é ministério e faz parte do propósito do homem. É uma forma de servimos as outras pessoas e dar frutos de justiça. Provérbios ainda nos alerta que quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói. (Provérbios 18:9).


A diferença está onde você deposita a sua confiança. Confie que sua vida está no total controle de Deus. Nós podemos e devemos nos planejar, mas a resposta certa sempre vem do Senhor. (Provérbios 16:1).

Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. (Salmos 20:7)


Oração: “Senhor, ajude-me a honrá-lo em tudo o que eu fizer, fazendo como para o Senhor. Ensina-me a ter sabedoria, para discernir os tempos certos e assim viver segundo a Sua vontade. Amém”.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo