top of page

Inegociável


Algumas questões nada importantes são praticamente “inegociáveis” em nossas vidas. Por exemplo, quando se fala de futebol jura se amor pelo time até a morte. Aliás, muitos hinos de clube exaltam a questão.

Já algumas decisões ditas como inegociáveis são negociadas vez por outra. Tomemos o exemplo do “casados para sempre”. Nem sempre os que juram cumprem o que juraram.

Mas, temos outros valores inegociáveis que são tremendamente importantes (como é o casamento) e que precisam de muita reflexão. Quero trazer duas questões:

O primeiro valor que gostaria de abordar é o monoteísmo. Sim, a verdade de existir apenas um Deus. Cristianismo, judaísmo e Islamismo são religiões monoteístas, ou seja, possuem e acreditam em apenas um Deus. As demais religiões são marcadas pelo politeísmo, ou seja, acreditam em muitos deuses ou pelo menos em mais de um.

Como bons cristãos, “cravamos” em afirmar que existe apenas um Deus verdadeiro. Mas, a pergunta que não quer calar é: Vivemos essa verdade?

A resposta é complexa e não temos como esgota la aqui. Mas, comecemos por responder: Não temos outro valor maior do que o nosso Deus? É ele que buscamos em primeiro lugar? É nele que confiamos plenamente? A nossa vida é vida em sua totalidade para agradar, satisfazer a este Deus? Se qualquer uma de nossas respostas a essas perguntas for negativa, por mais que, teoricamente, acreditamos na existência de um único Deus, não vivemos esta realidade.

Quais as implicações? Se vivemos a realidade de vários deus, no fim, não temos nenhum.

Segunda questão: A Bíblia é a Palavra de Deus. Se de fato a Bíblia é mais do que um livro, é a própria palavra de Deus, escrita por homens que foram “inspirados” por Deus para escrever, mesmo com suas características pessoais, somente o que Deus desejava que fosse escrito, como deve ser nossa obediência a ela?

O que vejo como realidade: Muitos afirmar entender que a Bíblia é a palavra de Deus, mas não vivem essa verdade. Se vivessem, não tropeçariam tanto, não questionariam tanto. Outros afirmam que a Bíblia não é a palavra de Deus. Logo, vivem uma viagem sem mapa, sem bússola. É como se estivesse dirigindo pela primeira vez numa grande cidade como São Paulo, sem GPS. Desastre!

Na verdade, não crer que a Bíblia é a palavra de Deus, crer pela metade ou crer e não viver dá na mesma. O resultado será o mesmo. A desobediência traz as suas consequências.

Às vezes nos inibimos pelo que é imposto pela sociedade, pelo que é combatido pela ciência, ou até mesmo pelo que o nosso pecado nos faz desacreditar. Mas, a verdade é uma só: se para você a Bíblia não é a palavra de Deus, você não conhecerá e não se relacionará com o Deus que talvez você diga acreditar.

Por isso, tenha a palavra de Deus como “luz para o seu caminho”.

Sim, são duas verdades inegociáveis. Temos um único Deus e ele se revela em sua palavra.

Não negocie o que é fundamental em sua fé.

457 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page