top of page

Examinem-se!


“Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos” (2 Coríntios 13:5)

Via de regra não gostamos de ser examinados. Médicos vasculham cada detalhe do corpo para ver se há algo errado. Os professores fazem testes para aferir a aprendizagem. Será que Deus nos submete a exames? Sem dúvida! Somos provados por Deus para nosso crescimento e somos também desafiados a nos examinar. Eis uma questão: como vai sua “saúde” espiritual?

A adolescência e a juventude são épocas de novidades: namoro, amizades e outros horizontes se descortinam. Nessa fase da vida, jovens e adolescentes buscam aprovação no seu grupo social. E a aprovação de Deus? Muitos têm se desviado nessa fase da vida.

O “manejar bem a Palavra da Verdade” é procurar viver segundo o padrão bíblico. O “novo” nem sempre é o aprovado por Deus. A Palavra de Deus é a verdade, disse Jesus. Erramos quando não a conhecemos e quando não aplicamos tal Palavra às nossas vidas. Sempre será necessário o lembrar onde foi a queda e arrepender-se. Com Cristo, sempre é hora de recomeçar.

Questione-se: para onde estou caminhando? De que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Para que se encantar com os “letreiros” da ciência, da filosofia, da fama, da grana, da paixão, da ambição e do poder do mundo? Para onde essas coisas nos conduzirão?

Nosso Porto Seguro não está na Bahia, mas em Jesus! Preocupa-me o fato de muitos irmãos se afastarem de Deus e do corpo de Cristo. Quem está errado? Procuremos um espelho e veremos quem está errado.

Ninguém decide, da noite para o dia, negar a sua fé. Em geral, a Luz de Cristo vai se apagando lentamente, diante das atrações e das frustrações do mundo. Precisamos alimentar a nossa fé. Não é comendo pizza que a nossa fé é alimentada. A Palavra de Deus é alimento para a sua alma?

Examine-se: como vai nossa vida com Deus? As idas e vindas à igreja são suficientes para a “manutenção” da tua fé? Há muitos irmãos que se acostumam com a vida cristã. Envolvem-se em reuniões, planejamentos e são frequentadores de cultos, ao invés de adoradores de Deus.

O prazer na Lei do Senhor precisa ser redescoberto. Alegrar-se sempre no Senhor é mandamento e deve ser vivido pelos filhos de Deus. É Jesus a verdadeira alegria de Deus para os homens.

Nas palavras do compositor Johann Sebastian Bach: “Jesus continua sendo minha alegria, o conforto e a seiva do meu coração. Jesus refreia a minha tristeza, Ele é a força da minha vida. É o deleite e o sol dos meus olhos, o tesouro e a grande felicidade da minha alma, por isso, eu não deixarei ir Jesus do meu coração e da minha presença.” Louvado seja Deus!

A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo faz sentido para a vida dos filhos de Deus. Examine-se e perceba o quanto em Cristo. Eu estava cego e morto, mas agora eu vejo e vivo pela fé. Aleluia!

Há uma ordem a ser cumprida: “examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos”. Ore e pergunte para o Eterno: o que está errado em mim? Confessemos nossos pecados, desviemo-nos dos “letreiros” e prossigamos para o alvo, com os olhos fitos em Jesus.

Que em 2019 a nossa Igreja Batista do Marapé continue sendo instrumento de Deus para a edificação de muitas vidas e para proclamação do Evangelho.

Que o Senhor continue nos abençoando!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page