top of page

Autonomia


“Eu sou dono do meu nariz”, não sei se você se lembra da ultima vez que você disse isso, mas quando eu era adolescente ouvia muito, muitos achando que tinham o controle da vida e sabiam de todas as coisas, na verdade quando diziam isso era uma tentativa de ter o controle de tudo. Da hora de chegar em casa, de onde deveria ir e com quem deveria ir, tudo isso era uma ilusão de autonomia.

Autonomia é o direito de governar a si mesmo por leis próprias e autodeterminação, é a aquela sensação de ninguém poder limitar você, nem as regras, nem os julgamentos alheios e nem o próprio Deus. Aquele que é autônomo não se submete a nenhuma regra ou limitação, ele vive para si e para fazer tudo àquilo que ele quer sem se preocupar com as regras. Toda vez que eu pensava que era dono do meu nariz (porque não era louco de falar isso pra dona Orla), eu me achava poderoso e no controle, mas na verdade, não passava de uma ilusão, pois eu não sabia nem passar uma roupa ou lavá-las imagina ter controle dos meus horários e dinheiro.

Muitas vezes somos assim, adolescentes que acham que suas regras e obsessão pelo controle são reais, mas não passamos de meninos e meninas que quando somos confrontados pela dor e perda percebemos que não temos controle e a vida não está nem aí para as nossas regras e as nossas diretrizes, que na verdade não passam de uma ilusão de autonomia. Então chega a temida crise e lutas e dissipa a nossa autonomia, mostrando quem sou e a minha pequinês confrontado pela realidade que é cruel e fria.

Mas no meio de todo esse caos surge Deus, que nunca se deixou levar pela nossa autonomia, porém ele tem algo muito maior. A Soberania, que é o exercício do poder pleno, que vai além das nossas regras infantis e egoístas, Ele é o contraponto da nossa sensação de controle, Ele é o próprio controle e poder absoluto. Deus é o único que tem Soberania, Ele é o único que tem o controle de todas as coisas, seja para bons ou ruins, santos e profanos e cristão ou pagão. O controle dele está acima de todos e é sobre todos. Então quando achamos que somos donos dos nossos narizes e somos pequenos deuses, não passamos de meninos mimados que não conseguem se submeter à grandeza do Pai. A nossa luta é interna, de não sermos iludidos pela autonomia, mas sermos constrangidos pela soberania, sermos guiados pela vontade de Deus e não pelas nossas sensações de poder, de sermos confrontado pelo amor de Deus que nos constrange e nos leva para perto dele. Então sou dono do meu nariz? Não, nós sabemos que a busca pela autonomia é anela uma vida sem Cristo que é guiada pelos nossos desejos e vontades carnais, que nos distanciam de Deus e nos idolatra. Então o que fazemos? Sejamos submissos a Deus e as suas diretrizes que se encontra na sua palavra e conservando diariamente um relacionamento com ele, que vai além dos limites da igreja, mas nos acompanham no nosso dia a dia. E que não sejamos crianças levadas pelas nossas sensações de controle, mas sim filhos de Deus guiado pelo Espírito dele em nós.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page