top of page

Louvo a Deus por minha igreja


Quais são os principais problemas que você vê na igreja cristã da nossa geração? Talvez alguns diriam que há muita divisão, muitos grupos e pouca comunhão. Outros apontariam problemas de doutrina onde cada “portinha” evangélica tem a suas próprias práticas. Ainda tem aqueles que diriam há muita imoralidade e pecados não tratados. Ou então que a igreja já não é mais a mesma.

Pois bem, se tem uma igreja com muitos problemas e que recebeu muitas críticas foi a igreja de Corinto. Alguns diriam que a igreja para qual o apostolo Paulo enviou suas cartas é a mais imoral de todas as citadas no Novo Testamento.

A verdade é que, embora houvessem muitos se convertendo, aqueles irmãos estavam perdendo o privilégio de servir ao Senhor com santidade, de desenvolver sua maturidade e servir ao Senhor apoiados na graça dada por Cristo. Seguindo a cultura da sociedade, a igreja de Corinto se corrompeu e passou a viver um estilo de vida desregrado marcado por divisões, imoralidade, imaturidade e egoísmo.

Apesar de todos esses motivos, apesar de se tratar de uma igreja muito longe de ser perfeita e de ser severamente advertida pelo apóstolo, havia muitos motivos pelos quais era possível expressar gratidão ao Senhor. É exatamente isso que vemos nos primeiros versículos da primeira carta.

Esta igreja, assim como a nossa, é uma manifestação local do povo de Deus (1Co 1.2). É a igreja que o Senhor escolheu para chamar de seu povo, decidiu salva-la e convoca-la para servi-lo. Esse povo, com muitas imperfeições, é o que foi santificado por Cristo Jesus e chamado por ele para um processo de purificação (v.2). Foi enriquecido na Palavra, recebeu dons, será conduzido por Ele e tem a promessa da Sua volta (v.5-8).

Assim como os Coríntios, temos muitas áreas que precisamos melhorar. Áreas que talvez sejam motivo de críticas. Mas veja que Paulo nos dá uma grande lição: há motivos de muita gratidão quando olhamos para a obra que o Senhor está realizando em nós.

Por isso, quero encoraja-lo a perceber o lado bom da igreja de Jesus, a se dispor nas mãos do Senhor para ajudar outros em seus pecados bem como ser ajudado para crescer em seu processo de santificação. Que possamos buscar ao Senhor de todo nosso coração e assim desfrutemos dos privilégios de participar da igreja dEle, que é imperfeita, mas tem muitos motivos pelos quais podemos louvar ao Senhor.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page