top of page

O trabalho dignifica o homem


Alguns reputam esta frase à pessoa de Max Weber, outros dizem que Benjamim Franklin disse primeiro. Seja quem for, a palavra de Deus já expressou muito tempo antes esse princípio.

Em contrapartida, o livro de Provérbios trabalha na direção da preguiça. A preguiça atrapalha o homem sobremaneira. Eis algumas verdades descritas em provérbios: "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio." (Provérbios 6:6); "O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar." (21:25); "Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama." (26:14); "Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas." (26:13); ele desperdiça tempo e energia: "O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador." (18:9); "Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem." (26:16).

Trabalhar, fazer, sem o objetivo certo, também é desperdício de tempo. Por isso, a palavra de Deus nos narra o segredo: "Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai." (Colossenses 3:17).

Este é o grande segredo, fazer tudo para que Deus seja louvado. Quando murmuramos, fazemos algo sem vontade, ou até mesmo deixamos de fazer, não é mera escolha. Estamos fora de foco, negligenciando esse "laboratório divino" que é a nossa própria vida. Deus nos proporciona ocasiões que sequer entendemos. Coloca em nossas vidas atividades que não nos favorecem muito, mas, tudo devo fazer para que ele seja glorificado. Por isso, não devo fazer somente o que me é agradável. Mas, redundará em frutas para Deus? Então, com certeza preciso fazer.

Pensando desta maneira, eu, como um verdadeiro discípulo de Jesus, devo agir. No complemento do texto acima citado, o apóstolo Paulo diz: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens." (Colossenses 3:23).

Portanto, no dia do trabalho, seja você um incansável exemplo de trabalho. Trabalhe mesmo, trabalhe com toda a sua garra, não para que as pessoas o vejam, mas para que a glória de Deus seja vista por seu intermédio.

Do seu pastor, Sidney Roberto.

4.669 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vocação

bottom of page