top of page

40 anos em 2016


Segundo estatísticas americanas, lá nos Estados Unidos 4.000 igrejas fecham por ano. 340.000 igrejas precisam ser revitalizadas.

No Brasil, o crescimento assustador das igrejas evangélicas visto nos últimos anos, parou. Agora o fenômeno é outro, o declínio. Tenho minha tese sobre o assunto: A FABRICAÇÃO DE METODOLOGIAS HUMANAS FUNCIONAM POR UM TEMPO, MAS, LOGO SE DISSIPAM. Não estou, com isso, sendo arcaico, negativo ou algo do gênero. Estou apenas concordando com a constatação de muitos. O que não é genuinamente espiritual tem prazo de validade. O que é produzido pelo próprio Deus perdura.

Diante de um quadro nada positivo, podemos (IGREJA BATISTA DO MARAPÉ) celebrar nossos 40 anos de existência. Não com poucas lutas, sem capítulos de tristeza. Mas, usando o tradicional hino: "Temos por lutas passados... sim, Deus é fiel...". Nesses quarenta anos de IB Marapé tenho excelentes recordações. Desde os meus tempos de infância até esse momento atual. Muitas pessoas... alegres, batalhadoras, inteligentes. Lembro dos retiros (insisto nessas memórias que pra mim são importantíssimas), dos impactos em tantas vidas. Lembro da música, sempre presente na vida desta igreja. Lembro do evangelismo, dos cultos ao ar livre, das estratégias que foram sendo deixadas de lado e de outras que surgiram no lugar. Lembro das partidas, das perdas, das tristezas... Mas, não quero falar sobre elas. Lembro de muitas conversas, muitas risadas, muita convivência, muita comunhão. Tá aí. Num mundo cheio de comunicação e ao mesmo tempo de solidão, como prezamos pela convivência ao longo dos anos. É um grande segredo. Igreja é família. Família convive. Os modelos de igreja neo testamentários sempre prezaram pelo contato, pelo apoio mútuo, pela exortação mútua. Corpo e família. Talvez esteja nesse segredo a razão de prosseguirmos firmes após 40 anos. Que Deus nos dê muito mais desse contato para que nos próximos 40 anos tenhamos motivos ainda maiores para comemorar.

Do seu pastor, Sidney Roberto.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page