• Lucas Rojas

Corpo saudável

“Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” - 1 Tessalonicenses 5:15-18


A primeira carta de Paulo aos tessalonicenses foi escrita no intuito de responder às notícias que Timóteo o trouxe acerca dos problemas naquela igreja. Muitos assuntos são abordados, como a fé, o reino de Deus, a volta de Cristo e a ressurreição dos crentes mortos em Cristo, porém, no trecho selecionado, Paulo busca aconselhar os irmãos acerca de pontos de melhoria no convívio eclesiástico, que provavelmente estava desgastado pelas divisões e conflitos, e complementa com recomendações para revitalizar a igreja.


O primeiro ponto é a retribuição do mal com mal, como irmãos em Cristo, somos chamados para a paz, nossos conflitos devem ser resolvidos à luz das escrituras, para que não mais existam, responder à ofensa com ofensa é um fruto que não vem de um coração transformado por Cristo. Somos chamados a seguir o caminho do bem, espalhar de forma intencional a bondade e a paz. Sermos pacíficos soluciona grande parte de nossos conflitos em nosso ambiente eclesiástico.


Os versículos 16, 17 e 18 nos trazem conselhos práticos para revitalização do corpo de Cristo. A igreja, como noiva de Cristo e seu corpo na terra precisa estar alegre constantemente, com a verdadeira alegria que vem dos céus, por esse privilégio que é poder sermos chamados de “corpo de Cristo”. O outro conselho é “orai sem cessar”, sabemos que a oração , juntamente com a bíblia, é a nossa fonte de comunicação e submissão a Deus, estar em oração constante produz um ambiente favorável aos olhos de Deus. Precisamos como igreja levar a oração como algo muito sério e importante para que nossa igreja permaneça firme e próxima de Deus. O último ponto que Paulo apresenta nesta seção é a gratidão. A gratidão é por aquilo que Deus já fez, por ter nos salvo em Cristo Jesus, e por tudo que ele ja fez em nossas vidas. Entendemos que ele é soberano e sua vontade sempre é a melhor, por isso devemos ser continuamente gratos, pois NADA acontece sem a autorização prévia de Deus.


Todas as igrejas possuem seus problemas e conflitos, e devemos buscar nas escrituras soluções práticas para estes problemas. Paulo nesse trecho e em muitos outros escritos as igrejas nos mostra “princípios básicos” para a constante busca pela melhoria na nossa comunhão como igreja. Que busquemos sempre sermos pacíficos, espalhando a bondade, alegrar-nos das bênçãos que Deus nos dá, intercedendo e orando por nossa comunidade de fé e sermos gratos por tudo que Deus já fez e fará, pois ele é o Senhor de nossas vidas.

SOBRE NÓS

Nossa igreja é a sua igreja. Existimos para glorificarmos a Deus juntos.

LOCALIZAÇÃO

(13) 3237-1846

 

Av. Sen. Pinheiro Machado, 624

Santos/SP - CEP 11075-002

CONECTE-SE